Share |

Sobre: Parlamento

Dezembro 2, 2022

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução para responder à reivindicação da população para a devolução da autonomia do Hospital dos Covões e para o reforço da capacidade assistencial do Serviço Nacional de Saúde em Coimbra.

Outubro 12, 2022

Numa reunião com a APRe, em Coimbra, Catarina Martins usou os números que constam do Orçamento do Estado para mostrar que o Governo mentiu sobre a sustentabilidade da Segurança Social. “Um truque para justificar o injustificável que é empobrecer os pensionistas”.

Setembro 30, 2019

No dia 30 de setembro, vai haver uma sessão pública com o nome "O passado no presente: que políticas da memória para hoje?".A sessão contará com a participação de Fernando Rosas, Rui Bebiano e Miguel Cardina. A moderação será feita por Maria Helena Loureiro. O evento decorrerá, no Café Santa Cruz, na Praça 8 de Maio, a partir das 21h30. Contamos contigo! Aparece e traz um/a amigo/a também!

Agosto 1, 2018

No dia 26 de julho, realizou-se um comício de Verão, na Figueira da Foz, que contou com intervenções políticas de Catarina Martins (Coordenadora do BE), Serafim Duarte (Membro da Distrital de Coimbra) e Carla Marques (Membro da Concelhia da Figueira da Foz). Nesta sessão, Catarina Martins defendeu, entre outras propostas, que o investimento no Serviço Nacional de Saúde tem de se aproximar dos 6% do PIB e que é preciso eliminar as taxas moderadoras.

Maio 24, 2017

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou, no dia 24 de maio, um Projeto de Resolução recomendando ao Governo que considere a construção do novo Palácio da Justiça em Coimbra com caráter prioritário, no âmbito dos investimentos da responsabilidade do Ministério da Justiça e que concretize a assunção dessa prioridade nas previsões de dotações orçamentais necessárias para o efeito e em candidaturas a financiamento comunitário adequado.

Maio 17, 2013

O processo de privatização coloca os CTT - Correios de Portugal na mesma linha estratégica adotada para muitos outros serviços públicos: EDP, GALP, Brisa, banca. Se a degradação da presença da empresa e do serviço prestado já teve início, a situação apenas irá piorar num quadro de maior concorrência e de exigência de rentabilidade dos capitais privados.

Abril 5, 2013

“O Governo entregou a concessão de um estaleiro a uma empresa sem dinheiro, criada um mês depois da abertura do concurso público, e cujos sócios não só não têm um único dia de experiência na indústria naval, mas que, pelo contrário, têm um longo historial de salários em atraso em empresas de construção civil”, acusa a deputada Ana Drago.  |04-04-2013|

Março 22, 2013

Em 2010, após negociação entre o Governo e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, foi criada uma nova tabela remuneratória para a carreira de enfermagem: o salário de entrada na carreira passou a ser de 1200 euros em vez dos 1020 euros até então pagos.

Março 1, 2013

A multinacional Cimpor, detida maioritariamente pela brasileira Intercement, anunciou no espaço de quatro meses a intenção de despedir 210 trabalhadores, em Portugal. Em outubro, quatro meses após a finalização da OPA, a Cimpor anunciou o despedimento de 60 trabalhadores. Agora, em fevereiro, a comunicação social anuncia a decisão da cimenteira de despedir mais 150 trabalhadores e de fechar a unidade industrial da Figueira da Foz, no dia 15 de março.

Fevereiro 22, 2013

As unidades hospitalares existentes em Coimbra foram incorporadas num único Centro Hospitalar, dando origem ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Este processo de reorganização tem suscitado diversas dúvidas, motivo pelo qual, em maio de 2012, o Bloco de Esquerda requereu a audição do presidente da Administração Regional de Saúde do Centro na Comissão Parlamentar de Saúde (esta audição nunca aconteceu, uma vez que PSD e CDS votaram contra enquanto o PS se absteve) e endereçou a Pergunta número 3105/XII/1ª ao Governo (que até hoje permanece sem resposta).

Fevereiro 15, 2013

Os números ainda preliminares de bolsas no ensino superior concedidas este ano letivo são dramáticos. No final de janeiro de 2013, das 67 385 candidaturas analisadas (de um total de 76 439), 22 416 tinham já sido indeferidas, ou seja, 33,3%, segundo os dados da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Fevereiro 15, 2013

As notícias sobre o processo de insolvência da Unitefi-Industrias Têxteis da Figueira, S.A., uma das mais emblemáticas empresas têxteis da Figueira da Foz, têm-se sucedido na comunicação social ao longo dos últimos meses. A empresa tem 130 trabalhadores, com salários em atraso desde julho e os contratos estão suspensos desde setembro.

Fevereiro 7, 2013

No âmbito deste processo de reorganização, têm-se levantado fundadas dúvidas acerca da intenção de manter em funcionamento o Serviço de Ortopedia Pediátrica, com a autonomia e diferenciação que têm pautado a sua existência ao longo dos últimos 18 anos motivo pelo qual o Bloco de Esquerda considera fundamental que o governo esclareça se pretende manter ou não este serviço em fornecimento.