Sobre: Jovens Estudantes

Junho 4, 2018

No dia 9 de junho (sábado), haverá uma sessão "Racismo: Preto no Branco", no Liquidâmbar, às 21h30. O evento, promovido Por Mão Própria,  começará com uma conversa entre Raquel Lima (Poetisa e Ativista Social) e Boa Monjane (Jornalista e Ativista Social), moderada por Madalena Bindzi (Estudante). Depois, haverá música ao vivo com Gerson, Johnny & Gui.

Contamos contigo. aparece! Traz amigo/a também...

Novembro 23, 2017

O Bloco de Esquerda de Coimbra promoveu uma sessão pública sobre o Ensino Superior, que contou com as presenças de José Manuel Pureza (Deputado), Ernesto Costa (Professor do Ensino Superior) e Joana Ricarte (Mestre em Relações Internacionais), que serviu para discutir alternativas à lógica de privatização de um bem público: a Educação.

Novembro 15, 2017

No dia 20 de novembro (2ªfeira), vai haver uma sessão, sobre o Ensino Superior. O evento, que contará com as presenças de José Manuel Pureza (Deputado), Luís Monteiroo (Deputado), Ernesto Costa (Professor Ens. Superior) e Mariana Riquito (Estudante do Ens. Superior) idecorrerá no Café Santa Cruz (Coimbra) às 18h. Contamos contigo. Traz um/a amigo/a também...

Junho 8, 2017

Dez anos depois da aprovação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, e após as experiências das universidades de Aveiro, Porto, ISCTE e da NOVA de Lisboa, a possibilidade da passagem a Fundação paira agora sobre Coimbra. Estas transformações, contudo, não têm passado sem primeiro enfrentarem contestação e resistência. Por Mariana Garrido e Diogo Barbosa.

Março 17, 2016

O Conselho de Veteranos da academia de Coimbra manifestou interesse em alterar o programa da garraiada para salvaguardar os direitos dos animais. É de salientar essa boa intenção, mas que a mesma não fique pelas palavras, e que realmente se envolva nos debates que mobilizam a sociedade.

A criminalização dos maus tratos animais de companhia foi um avanço significativo, mas o Bloco continua na luta pela proteção e dignidade de todos os animais. A permissão de espetáculos tauromáquicos constitui um anacronismo (inaceitável) que urge resolver.

Novembro 20, 2015

Na passada segunda-feira, dia 16 de novembro, a sede do Bloco de Esquerda (BE), em Coimbra,  foi palco de um debate aberto sobre o ativismo de esquerda, onde se refletiu também sobre o papel do BE tendo em conta a atualidade.

Março 1, 2013

A violência sexual no Ensino Superior foi tema de discussão, numa atividade organizada pela Coordenadora de Estudantes do Bloco de Esquerda Coimbra. O debate aberto a todo/as contou com a presença de Helena Pinto (deputada à Assembleia da República) e Natália Cardoso (Coordenadora e jurista da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV em Coimbra).

Novembro 21, 2012

De acordo com o regulamento eleitoral, a eleição para a  Coordenadora de Jovens Estudantes do Distrito de Coimbra, terá lugar no dia 05 de Dezembro de 2012 das 18 às 22 horas, na sede Distrital.

Foi entregue uma Moção, encabeçada por Rute Simão, e intitulada "Os estudantes na luta toda".

Em anexo, a Moção, bem como o regulamento da eleição.