Na quarta-feira, dia 22 de outubro, haverá uma sessão pública, intitulada “Tratado Transatlântico: Ameaça à Democracia”, na Cave da Galeria Santa Clara, em Coimbra, às 21h30, que contará com as intervenções de Alda Sousa (Professora e Ex-Eurodeputada do BE) e José Manuel Pureza (Professor e Dirigente do BE).
Algumas notas:
O Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia (UE) e os EUA, que foi negociado com grande opacidade e nas costas das populações, irá afetar profundamente a vida dos povos ao impor os interesses das transnacionais.
Para dificultar a informação, este Tratado também é conhecido pelas seguintes siglas: TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership), TAFTA (Transatlantic Free Trade Area), APT (acordo de parceria transatlântica).
Na sua negociação, entre a Comissão Europeia e o Governo norte-americano, estiveram envolvidos os lóbis poderosos da indústria e da finança da UE e dos EUA. com centenas de técnicos que cuidaram de impor os seus interesses negociais.
A informação também tem sido escassa nos grandes meios de comunicação. Por isso, é promovida esta sessão pública, tendo em vista esclarecer o que está em jogo para o futuro dos povos da UE.
Leia mais em:
http://www.esquerda.net/topics/dossier-218-acordo-de-com%C3%A9rcio-ue-eua-transnacionais-contra-democracia