Share |

Porque aceitei o convite para mandatário regional centro, por José Dias

“A abdicação da nossa democracia pode ser conseguida de 2 formas, ou pelo recurso a uma ditadura interna concentrando todos os poderes num único homem providencial, ou por delegação desses poderes numa autoridade externa, a qual, em nome da técnica, exercerá na realidade o poder político, que em nome de uma economia saudável facilmente irá impor uma política orçamental, social e finalmente política”
Pierre-Mendés France, proeminente político francês, discurso na Assembleia Nacional Francesa, Janeiro 1957.

Vivemos em ditadura até 25 de Abril de 74. Vivemos em democracia até Maio de 11. Vivemos em democratura desde então.

Em Novembro de 70, na clandestinidade, fui um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista – MES, onde me mantive até à sua extinção em Novembro de 82. Em Junho de 58 havia aderido à Juventude Operária Católica – JOC, de que fui seu dirigente desde 64. Estou na vida cívica e política, ininterruptamente, há mais de 50 anos. Sou um Cidadão civicamente activo, no pleno gozo dos seus direitos cívicos e políticos.

Em 2009 apoiei o Bloco de Esquerda nas Europeias, nas Legislativas e nas Autárquicas

Nas Autárquicas de Setembro passado gostei que tivessem aderido ao Cidadãos por Coimbra. Lamento que outros não o tivessem feito.

As nossas Instituições de Referência, PR, AR e GR, são a fonte das nossas dificuldades. A II República está a morrer. Temos que a reanimar! Com Mais e Melhor Democracia!

O Bloco de Esquerda é a Esquerda Socialista hoje. Nunca meteu o socialismo na gaveta, nem aderiu à social-democracia, nem se inventou como social-liberal.

Nestas eleições Apelo à mobilização das energias, dos entusiasmos, e dos empenhos cívicos, face a um adversário claramente designado: não tem nome, nem cara, nem partido, nem apresenta candidatura, pelo que nunca será eleito, mas apesar disso nos governa. Este adversário é o mundo da finança, o neo e ultraliberalismo. Nos últimos 3 anos tomaram o controle da economia, da sociedade, das nossas vidas. Conseguiram que a maioria de nós já não vote, que desconfiemos uns dos outros, que quando 5 de nós se juntam a outros 5, o resultado não seja uma soma, mas 10 divisões de cada um de nós.

Empenho-me também em Homenagem ao Miguel Portas, de que fui amigo. À Marisa que fez um excelente mandato. E que vai voltar a fazer outro até 19. Coimbra terá a sua eurodeputada de proximidade. Como vice-presidente do PEE a sua voz será aumentada. Vou voltar a votar Bloco de Esquerda. E você?

Texto de José Dias, mandatário regional centro da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições europeias