Share |

Memórias: Vinicius de Moraes

No dia 9 de julho de 1980, morreu Vinicius de Moraes, um dos mais populares poetas brasileiros. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, cantor e compositor. Por António José André.

Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu a 19 de Outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da perfeitura, poeta, violonista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista amadora.

Vinicius viveu toda a infância no Rio de Janeiro. Nasceu no bairro da Gávea. Aos três anos, mudou-se para Botafogo, morando com os avós. Fequentou a Escola Primaria e escreveu os seus primeiros versos.

Em 1924, Vinicius entrou para o Colégio Santo Inácio, onde cantava no coro da igreja. Em 1929, entrou para a Faculdade de Direito. Em 1933, concluiu o curso e publicou “O Caminho para a Distância”.

Em 1935, publicou "Forma e Exegese". Em 1938, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas, na Universidade de Oxford. Nesse ano, publicou "Os Novos Poemas". 

Com o início da II Guerra Mundial, voltou para o Rio de Janeiro. Nos anos seguintes publicou muitos poemas e ficou conhecido como um dos poetas do amor e um dos mais populares da Literatura Brasileira. 

A sua obra foi vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Vinicius afirmava que a poesia foi a sua primeira e maior vocação. No campo musical, teve como parceiros: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto e Chico Buarque.