No dia 2 de março de 1991, faleceu Serge Gainsbourg. Foi um músico, cantor, ator, diretor, artista plástico e poeta francês. Era um talentoso compositor que soube passear por diversos estilos: jazz, mambo, rock and roll, reggae, disco, new wave, pop e funk... Por António José André.
Serge Gainsbourg nasceu, no dia 2 de abril de 1928, em Paris. Era filho de judeus russos, que tinham emigrado para França, emigrados fugindo da revolução de 1917.
O pai era pianista e tocava em clubes parisienses. Serge começou a vida a pintar e a trabalhar como pianista. O seu primeiro álbum "Du chant à la une!" foi editado, em 1958. Mas a sua carreira começou a crescer, quando passou a compor para France Gall (1966).
A sua canção mais conhecida, "Je T'aime, Moi Non Plus" (1969), foi cantada com a atriz britânica Jane Birkin, que já tinha causado escândalo em cenas do filme "Blow-Up", de Michelangelo Antonioni.
Também foi ator e realizador de cinema. Contudo, a sua maior personagem foi ele mesmo. Viciado em cigarros e álcool, Serge colecionou escândalos e amantes, que serviram de combustível para a carreira.
Serge Gainsbourg morreu, em París, a 2 de março de 1991. No dia do seu funeral. o então presidente, François Mitterrand, declarou que Gainsbourg fora "o Baudelaire, o Apollinaire... que tinha elevado a música ao nível da arte".