Share |

Memórias: Rosa Luxemburgo

No dia 15 de janeiro de 1919, faleceu Rosa Luxemburgo. Foi uma revolucionária, filósofa e economista marxista polaco-alemã. Por António José André.

Rosa Luxemburgo nasceu a 5 de março de 1871, em Zamosc (Polónia), Era a mais nova de 5 filhos duma família judaica de classe média. Interessou-se por política, desde muito jovem. 

Em 1889, deixou a Polónia e foi para Zurique (Suíça), onde estudou Ciências Naturais e Economia Política. Em 1898, casou-se com um trabalhador alemão, Gustavo Lubeck, adquirindo a cidadania alemã. 

Foi viver para Berlim, onde se filiou no Partido Social-Democrata alemão, na ocasião a mais importante organização do socialismo internacional de todo o planeta.

Nos anos que antecederam a Iº Guerra Mundial defendeu uma greve geral que poderia radicalizar a ação dos trabalhadores/as e potenciar uma revolução socialista internacional.

Ela e os companheiros da ala esquerda do SPD opuseram-se à participação da Alemanha na 1ª Guerra Mundial, vendo-a como um conflito imperialista. Esta postura afastou-a da liderança do partido,.

Em dezembro de 1914, Rosa e Karl Liebknecht, formaram a Liga Spartaquista (homenagem a Spartacus, escravo que, em 73 a.C., liderou uma rebelião de 78 escravos que lutaram contra a classe dirigente romana durante 2 anos, comandando 90 mil homens).

Em 1918, Rosa Luxemburgo publicou “A crise na Social-Democracia Alemã”, acusando-a de trair a classe operária alemã ao defender uma guerra capitalista e imperialista. 

Após uma manifestação espartaquista contra a Guerra, em maio de 1916, Rosa foi presa. Depois da sua libertação, começou a transformar a Liga Spartaquista no Partido Comunista da Alemanha (KPD).

Em janeiro de 1919, os spartaquistas reuniram-se, em Berlim, para desencadear uma rebelião contra o governo de Baden e Friedrich Ebert (líder do SPD). Rosa juntou-se relutantemente, instando-os a não iniciar sem um poio popular suficiente

Rosa não teve condições de os impedie e os spartaquistas lançaram-se ao ataque a 10 de janeiro. Ebert ordenou que o exército subjugasse a rebelião. Rosa e Liebknecht foram capturados e assassinados. 

O seu corpo foi atirado para um canal de Berlim e só foi recuperado 5 meses mais tarde. Com a sua morte, Rosa tornou-se uma mártir da revolução socialista internacional. 

São de Rosa Luxemburgo as seguintes frases: “Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir."; “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.”

Veja as suas obras em: 

https://www.marxists.org/portugues/luxemburgo/index.htm(link