Share |

Memórias: Jorge Luís Borges

No dia 14 de junho de 1986, morreu Jorge Luís Borges. Foi um crítico literário, tradutor e ensaísta argentino. Criou uma visão baseada num modo de entender conceitos como os do tempo, espaço, destino ou realidade. Por António José André.

Nascido em Buenos Aires a 24 de agosto de 1899. Aprendeu a ler inglês com a sua avó, Fanny Haslam. Com 10 anos publicou uma tradução para castelhano de "O Príncipe Feliz", de Oscar Wilde.

Quando começou a I Guerra Mundial, Borges estava com a família, em Genebra (Suíça). Nessa altura devorava obras francesas, desde os clássicos (Voltaire ou Victor Hugo) até ao expressionismo alemão.

Em 1918, a família passou a morar em Espanha. Primeiro em Barcelona e depois em Maiorca, onde publicou os primeiros versos, exaltando a Revolução Bolchevique com o título, "Somos Vermelhos".

Em 1921, regressou a Buenos Aires, fundando com outros jovens a revista "Prismas" e depois a "Proa". O seu primeiro livro de poemas foi "Fervor de Buenos Aires" (1923). 

Borges publicou "Evaristo Carriego" (1930), a "Discusión" (1932) e "História Universal da Infâmia" (19359. Nessa década, a sua fama cresceu na Argentina. 

Borges fez crítica literária e traduziu obras de Virginia Woolf, Henri Michaux e William Faulkner. Em 1938, teve um acidente por causa da falta de visão. A partir daí, teve que se resignar a ditar os seus contos.

Em 1945, instaurou-se o peronismo na Argentina. Por ter assinado manifestos antiperonistas, o governo demitiu Borges de bibliotecário e nomeou-o inspetor das aves e coelhos dos mercados.

Renunciou ao cargo e passou a ganhar a vida como conferencista. Mostrou-se um forte opositor do regime peronista e, nessa época, publicou "O Aleph" (1949). Borges continuou a publicar antologias de contos e volumes de ensaios até à queda do peronismo.

Em 1955, o novo governo argentino nomeou-o, devido ao seu grande prestígio literário, diretor da Biblioteca Nacional e também foi eleito para a Academia Argentina de Letras.

Borges saudou a queda de Estela Peron, em 1976, e a ascensão da Junta Militar. Arrependeu-se depois, quando entrevistou o ditador e quis saber do paradeiro de intelectuais desaparecidos.

Mas o mal estava feito. Ganhou fortes inimizades na Europa e o sueco Artur Ludkvist afirmou que Borges nunca receberia o Prémio Nobel. O Prémio Cervantes compensou em parte.

Jorge Luís Borges foi o escritor argentino com maior projeção internacional. Criou uma visão bastante singular, baseada num modo de entender conceitos como os do tempo, espaço, destino ou realidade.