Share |

Memórias: Jack Kerouac

No dia 21 de outubro de 1969, faleceu Jack Kerouac. Foi um escritor norte-americano, criador do termo beat, que denominou uma geração literária, representada também  por Allen Ginsberg e William Burroughs, entre outros. Por António José André.

Jack Kerouac nasceu a 12 de março de 1922, em Massachusetts (EUA). Quando jovem, recebeu uma bolsa pelos seus méritos como jogador de futebol americano, para estudar na Universidade de Columbia. 

Uma lesão impediu-lhe uma promissora carreira, como desportista, mas impulsionou-o para uma existência mais inspiradora. Jack Kerouac começou a escrever aos 17 anos. 

Entre as suas primeiras influências estiveram Ernest Hemingway, Fedor Dostoievsky, Tom Wolfe e Jack London, até descobrir Henry Miller, que considerou como o seu mestre. 

As suas experiências de vida, onde se misturaram o mundo do jazz, drogas e sexo proporcionaram-lhe material suficiente para desenvolver uma obra literária.

As suas obras mais conhecidas são: "On The Road" (1957, "Os Vagabundos de Dharma" (1958), "Os Subterrâneos" (1958), “Doutor Sax” (1959), "Big Sur" (1962) e "Anjos da Desolação" (1965). 

Jack Kerouac também escreveu obras poéticas: "Mexico City Blues" (1959) e "O Livro dos Sonhos" (1961).  Ficou famoso e reconhecido por várias gerações, mas os seus excessos alcoólicos acabaram por precipitar o seu fim, acabando por falecer aos 47 anos.  

Leia mais em: http://www.jackkerouac.com/(link is external)