Share |

Memórias: Hugo Pratt

No dia 20 de agosto de 1995, morreu Hugo Pratt. Foi um autor de banda desenhada italiano, criador de Corto Maltese, cujas sagas se afirmaram no imaginário culto e popular. Por António José André.

Hugo Pratt nasceu, em Rimini (Itália), a 15 de junho de 1927. Após uma estadia na Etiópia, a sua vida desenrolou-se em Veneza.

No inicio da II Guerra Mundial, a família Pratt esteve na Etiópia. Em 1941, a família foi internada num campo de concentração, onde o pai viria a falecer.

Em 1942, Hugo Pratt regressou a Itália graças à intervenção da Cruz Vermelha e frequentou um Colégio militar, em Cittá di Castello. Em 1944, desertou para não ser fuzilado pelas SS.

Em 1945, Pratt juntou-se aos anglo-americanos como intérprete e organizou espetáculos com histórias semelhantes às da sua infância e juventude.

Em 1945, Hugo Pratt conheceu o desenhador Mario Faustinelli e iniciou-se na BD, integrando o "grupo de Veneza". Fundou a revista "Albo Uragano" com Mario Faustinelli e Alberto Ongaro.

A sua colaboração com a revista "As de Pico" valeu-lhe um convite para trabalhar na Argentina, para onde viajou. Em 1962, Pratt regressou a Itália. Após colaborar com a Editorial Abril, transferiu-se para a Editorial Frontera.

Em 1982, Hugo Pratt  iniciou uma colaboração com "Il Corriere dei Piccoli", para o qual realizou a conversão para banda desenhada de numerosos romances juvenis.

Em 1967, Pratt conheceu Florenzo Ivaldi, empresário genovês que adorava BD. Lançaram uma revista mensal, "Sargento Kirk", onde apareceu "Balada do Mar Salgado" com Corto Maltese.

Hugo Pratt recordaria aqueles anos "em que voltei a folhear Marx e Engels, visitei Marcuse e alguns outros. E retomei os clássicos das aventuras".

As sagas de Corto Maltese afirmaram-se no imaginário culto e popular. Pratt recebeu o prémio Phoenix pela melhor historieta de aventuras e o "Yellow Kid".

Hugo Pratt, que faleceu numa clínica de Lausana (Suiça) a 20 de agosto de 1995, não viu a sua famosa criação - Corto Martlese - a tornar-se protagonista de uma série televisiva de animação.