Share |

Memórias: Anton Pannekoek

No dia 2 de janeiro 1873, nasceu Anton Pannekoek. Foi um astrónomo e filósofo holandês. Defendia que o marxismo não era um dogma, mas um método de pensamento aplicável aos problemas sociais no processo de transformação social. Por António José André.

Anton Pannekoek nasceu a 2 de janeiro de 1873, em Vaassen (Holanda). Estudou Matemática e Física, em Leiden. Depois de sair da Universidade, trabalhou no Observatório Leidse Sterrewacht. No início do século XX, era reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos na área da astronomia.

Pannekoek tornou-se militante do SPD alemão. Naquela altura, o SPD estava dividido em três grupos: os reformistas (Eduard Bernstein...), os centristas (August Bebel...) e os Radicais de Esquerda (Rosa Luxemburg, Clara Zetkin, Karl Liebknecht, Franz Mehring e Karl Radek). Em 1907, Pannekoek fazia parte deste grupo e da secção anti-militarista do SDP.

Em 1909, Pannekoek publicou "Marxismo e Darwinismo", onde comparou as teorias de Karl Marx com as de Charles Darwin. No início da Primeira Guerra Mundial, foi de férias à Holanda. Não podendo regressar à Alemanha, ficou naquele país, onde deu aulas de Química e Ciência.

Nos anos seguintes, foi membro do Partido Comunista da Holanda. Com o desenvolvimento da Revolução Russa, Pannekoek opôs-se ao bolchevismo. Caraterizou-o como uma "contra-revolução burocrática", que gerou um regime de "capitalismo de estado".

Em 1920, Pannekoek deixou o Partido Comunista da Holanda e tornou-se fundador do Partido Comunista dos Trabalhadores da Holanda. Pannekoek foi um teórico dos conselhos operários, Defendia que o marxismo não era um dogma, mas um método de pensamento aplicável aos problemas sociais no processo real de transformação social.

Anton Pannekoek morreu a 28 de abril de 1960, em Wageningen.

Eis algumas obras disponíveis em Português:

1909 - Marxismo e Darwinismo;

1953 - As Tarefas dos Cconselhos Operários;

1953 - A Luta Operária.