As candidaturas do Bloco de Esquerda por Coimbra e Leiria, encontraram-se no domingo, dia 25, com a Associação São Lourenço e a Federação Minha Terra, na Associação Dueceira.
Com estas duas ações na Lousã, o Bloco de Esquerda assinalou a defesa da coesão territorial, do desenvolvimento rural e do património natural, bem como a preocupação com uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do interior.
Com a associação São Lourenço, os representantes do Bloco visitaram a aldeia da Silveira de Baixo, contactando com uma realidade complexa que, segundo a associação, pode colocar em causa o usufruto do património natural pelas populações, devido à inexistência de uma estratégia concertada para a valorização e proteção das aldeias serranas, muitas vezes vulneráveis aos interesses imobiliários e privatização dos espaços públicos.
Já a reunião com Federação Minha Terra, na sede da Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça - Dueceira, permitiu tomar conhecimento sobre como algumas opções políticas têm dificultado o trabalho de proximidade realizado pelos Grupos de Ação Local no âmbito do Desenvolvimento Rural.
O Bloco entende a coesão territorial como um requisito fundamental para um país resiliente tanto às alterações climáticas, como a outras crises do nosso tempo com vincadas consequências sócio-económicas.