Conhece a Candidatura do Bloco por Coimbra!

Miguel Cardina tem 46 anos e é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Profissionalmente, tem desenvolvido obra extensa em torno da história do século XX português. Em 2016 ganhou a prestigiada bolsa do European Research Council (ERC) para coordenar o projeto CROME, em torno da memória da guerra colonial e das lutas de libertação. Numa outra vertente, é baterista do grupo musical conimbricense “Diabo a Sete”. No Bloco de Esquerda, foi 2.º candidato nas eleições legislativas de janeiro de 2022. Tem assumido papel dirigente em estruturas locais e nacionais do partido. Atualmente, para além de fazer parte da coordenadora concelhia e distrital de Coimbra, é membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

Mariana Rodrigues. 28 anos. Licenciada em direito pela Universidade de Coimbra e mestranda pela Nova de Lisboa. Feminista e ativista estudantil por uma universidade pública e inclusiva, foi eleita para quatro mandatos na Associação Académica de Coimbra, onde assumiu, também, a vice-presidência para a política e para a cultura. Atualmente, é jurista numa instituição financeira e tem pugnado, através da organização coletiva, pelo acesso de todas as pessoas a habitação digna e pelo direito à cidade.

Ana Carolina Gomes. 33 anos. Nasceu e cresceu em Coimbra, a mesma cidade onde completou licenciatura e mestrado em antropologia. Passou sete anos de vida adulta em Viseu, onde trabalhou numa empresa de transporte coletivo de passageiros e como redatora de uma plataforma de informação dedicada ao interior. Mais recentemente tem-se dedicado à escrita criativa. Ativista feminista interseccional - de muitas causas.

Eduardo Figueiredo. 28 anos. Nascido em Coimbra, atualmente a residir na Figueira da Foz. Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição onde se encontra a concluir o Doutoramento e a lecionar como Assistente Convidado. Adepto fervoroso de música, arte e cultura. Ativista de direitos humanos, procurando especialmente desafiar todas as formas de discriminação.

Gisela Martins. 42 anos. Natural de Coimbra. Licenciada em Relações Internacionais, com  pós-graduação (MBA) em gestão, ambas pela FEUC, e pós-graduada em Gestão Ambiental. Desempenha as funções de diretora de compras e responsável ambiental. Sempre ligada à indústria, no seu percurso laboral passou pelas áreas da contabilidade, compras e exportação. Activista de causas transetoriais fez parte de movimentos feministas, culturais e ambientais. Defensora da política de proximidade  abraçou, em 2009, o desafio  autárquico, no Concelho de Condeixa-a-Nova.

Alexandre de Sousa Carvalho. 38 anos. Professor da Universidade de Coimbra e investigador do CES, onde é coordenador de comunicação do Observatório Masculinidades.pt. É dirigente do movimento Cidadãos por Coimbra e deputado na Assembleia de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Cristina Matos. 54 anos. Licenciada em contabilidade e auditoria, exerce a profissão de contabilista certificada de forma independente há mais de 30 anos, assessorando maioritariamente Microempresas e Pequenos Comerciantes. Integra a Concelhia do BE da Figueira da Foz, cidade de onde é natural.

António Rodrigues. 70 anos. Médico de família - Centro de Saúde de Celas (aposentado). Docente, entre outras, nas Faculdades de Medicina e de Economia da Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Tecnologia da Saúde. Foi dirigente de organizações científicas, da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e da Ordem dos Médicos. Autor ou coautor de artigos e livros científicos e sobre o sistema de saúde português.

João Santo. 59 anos. Conheceu-se em Coimbra e radicou-se na Lousã. Licenciado em História, mestre em Ciências da Educação, exerce docência na escola pública desde 1989, e assume o combate pelas causas da educação, igualdade, democracia e saúde mental, dando resposta ao desafio autárquico no concelho da Lousã.

Júlia Correia. 54 anos. Natural de Coimbra , com fortes raízes familiares em Miranda do Corvo. É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela FLUC, com uma especialização em Educação Especial e uma pós-graduação em Sociologia. Com forte participação cívica em Miranda do Corvo, é co- fundadora do Movimento de Defesa do Ramal da Lousã e diretora na Rádio Dueça, de Miranda do Corvo. Integra a Comissão de Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Miranda do Corvo. Atualmente é professora de Inglês no Agrupamento de Escolas da Lousã.

Daniel Neves Costa. 45 anos. Casado e pai de 2 filhos, vive Cantanhede. Sociólogo, investigador e docente universitário. Ativista em causas ligadas à saúde, à afirmação de uma cidadania participativa e à democratização do conhecimento. Foi candidato pelo Bloco de Esquerda no concelho de Cantanhede nas eleições autárquicas de 2021.

João Rui Mendes. 45 anos. Médico Dentista, Delegado sindical do Centro do Sindicato dos Médicos Dentistas, Bombeiro Voluntário desde 1990, Dirigente associativo desportivo local, antigo dirigente estudantil universitário.

Bárbara Ranito. 47 anos. Jurista. Mãe e feminista por convicção. Reside em Coimbra desde a infância, onde fez o seu percurso académico e exerceu advocacia até 2020, altura em que assumiu as funções de Assistente local da eurodeputada Marisa Matias. Atualmente, presta assessoria jurídica ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República.

Cristiana Moita. 25 anos. Vive em Coimbra há 4 anos, onde se licenciou em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e onde se encontra a concluir o mestrado na mesma área. Especialmente preocupada com a construção das sociedades do passado, para lutar por uma sociedade justa, agora.

Mandatário político: António Ferreira. 53 anos. Realizador e produtor de cinema, nascido e crescido em Coimbra. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e pela Academia de Cinema de Berlim (DFFB), fundou a sua produtora de cinema em Coimbra em 1999, cidade onde continua a realizar os seus filmes. Autor de vários filmes, tais como "Embargo", "Pedro e Inês" ou "A Bela América", filmes que têm trazido a temática social para o grande ecrã.