Share |

Concelhia de Coimbra do BE condena veementemente a agressão nacional-imperialista da Rússia ao estado e ao povo ucranianos.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do BE condena veementemente a agressão nacional-imperialista da Rússia ao estado e ao povo ucranianos.

Em pleno século XX,I nada justifica a brutalidade de uma invasão de um país soberano, semeando o medo, a morte e a destruição, a fim de impor, pela força bruta das armas, a mudança de regimes políticos, o redesenhar de fronteiras e uma nova arquitetura geopolítica, satisfazendo planos de expansão e de afirmação imperiais ou em nome da suposta segurança territorial de alianças, seja qual for a sua natureza político-militar.

É a PAZ e o concerto pacífico dos povos e nações que está em causa. As organizações internacionais e multilaterais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação Europeias) não podem ser ultrapassadas e dispensadas, quer nos processos de afloramento de tensões diplomáticas, quer nestas ocasiões mais dramáticas em que a violência militar a quer ultrapassar. Não pode prevalecer a lei do mais forte. A guerra de agressão não é solução para os conflitos.

Vivemos tempos em que uma perigosa vaga de nacionalismos e de populismos de extrema-direita ameaça a paz, a democracia, a liberdade e os Direitos Humanos. Perante isto, o silêncio e a passividade são expressões de complacência. A luta ativa pela Paz e pela desmilitarização controlada, na Europa e no Mundo, é o único caminho para a humanidade. Não passarão!

Coimbra, 26/02/2022