O Bloco de Esquerda reuniu com a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, que nos apresentou uma Moção Estratégica sobre questões centrais para os estudantes nacionais e europeus.
A moção apresentada propõe a criação de programas europeus robustos que garantam que todas e todos beneficiem, sem discriminação, de oportunidades de mobilidade e de formação noutros contextos, mas também sobre programas de prevenção e acompanhamento de saúde mental da população estudantil europeia e de habitação estudantil em escala europeia. Na reunião foi enfatizado que estas propostas de políticas europeias não podem servir para menorizar a obrigação de uma resposta nacional cuja responsabilidade não pode ser diluída.
A abstenção nestas e noutras eleições contraria-se mobilizando as pessoas em torno de propostas concretas para resolver os problemas das suas vidas. O documento que nos foi apresentado vai nesse sentido, abordando um conjunto de questões que dizem respeito ao quotidiano dos estudantes do ensino superior.
Na reunião estiveram presentes José Manuel Pureza e Frederico Portugal, candidatos do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 9 de junho.