Share |

Memórias: Vinicius de Moraes

No dia 9 de julho de 1980, morreu Vinicius de Moraes, um dos mais populares poetas brasileiros. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e cantor. Por António José André.

Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu a 19 de Outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes (poeta e violonista amador) e de Lídia Cruz Moraes (pianista amadora).

Vinicius de Moares viveu toda a sua infância no Rio de Janeiro. Nasceu no Bairro da Gávea e, aos 3 anos, mudou-se para Botafogo, morando com os avós. Frequentou a Escola Primária. Foi na sua infância que escreveu os primeiros versos.

Em 1924, Vinicius entrou para o Colégio de Santo Inácio, onde cantava no coro da Igreja. Em 1929, a família voltou para Gávea. Nesse ano, entrou para a Faculdade de Direito. Em 1933, concluiu o curso e publicou “O Caminho para a Distância”.

Em 1935, Vinicius de Moraes publicou o livro "Forma e Exegese". Em 1938, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Nesse ano, publicou "Os Novos Poemas". 

Com o início da II Guerra Mundial, voltou para o Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, Vinicius publicou muitos poemas e ficou conhecido como um dos grandes poetas do amor, tornando-se um dos mais populares da Literatura Brasileira. 

A sua vasta obra passou pela literatura, pelo teatro, pelo cinema e pela música. Vinicius de Moraes considerou que a poesia era a sua primeira e maior vocação. No campo musical, teve como principais parceiros: Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.