Junho 21, 2017 12:48 PM

Soubemos esta semana que a agência de notação Fitch melhorou a perspectiva que tem sobre os títulos de dívida pública portuguesa e que isso abre caminho para que, em breve, deixem de classificar-nos como lixo. Eu que gosto de boas notícias, tenho dificuldade em ver nesta alteração apenas o que nela há de bom.

Junho 12, 2017 01:32 PM

Para o João Semedo

Há quem conceptualize a política fundando-a na dicotomia amigo-inimigo. A política faz-se de escolhas e dos confrontos por elas suscitados, a política faz-se de gestão tática e estratégica das relações de forças, a política é sempre tensão, mesmo quando há cooperação. Na política assim vista, a amizade é um logro, uma fraqueza, um acaso.

Junho 12, 2017 01:29 PM

Recentemente, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República o Projeto Lei 496/XIII sobre trabalho noturno e por turnos. Já aqui escrevi sobre a necessidade de a legislação ter em conta o desgaste associado ao trabalho por turnos e a desregulação da vida familiar e social destes trabalhadores.

Junho 7, 2017 02:51 PM

Durante os mandatos de Aguiar de Carvalho, foram projetadas novas avenidas que desviariam o trânsito exterior dirigido às praias e o fariam fluir sem perturbar o quotidiano dos figueirenses e do comércio do centro da cidade. A solução era óbvia e resultou facilmente.

Maio 29, 2017 01:32 PM

Afirmar os direitos das pessoas em fim de vida é tão difícil e controverso como foi, no passado, afirmar direitos de todos os colocados em condição de periferização social.

Maio 29, 2017 01:31 PM

A pressão do fim de validade de contratos-promessa destas insígnias, nalguns locais onde esperam alteração do PDM, é autêntica pólvora no meio disto tudo.