Share |

Sobre: Notícias

Junho 12, 2019

No dia 11 de junho de 2009, morreu Ricardo Rangel. Foi um fotojornalista e fotógrafo moçambicano. No final dos anos 40, iniciou as primeiras denúncias contra a situação colonial. Enquanto fotografava a cidade dos colonos, Rangel revelava a desumanidade e a crueldade do colonialismo. Por António José André.

Maio 30, 2019

No dia 31 de maio de 1819, nasceu Walt Whitman. Foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano. Na sua obra, Whitman defendeu a abolição da escravatura, os direitos da mulher, o amor livre e o desenvolvimento tecnológico. Por António José André.

Maio 14, 2019

No início da década de sessenta, um dos grandes feitos da NASA foi levar um norte-americano ao espaço. John Glenn ficou famoso pelo facto, mas os cérebros por trás dessa operação foram 3 mulheres cientistas afro-americanas. Por António José André. 

Maio 8, 2019

No dia 9 de maio de 1997, faleceu Marco Ferreri. Foi um realizador de cinema e ator italiano. O seu trabalho foi pautado pelo humor negro e pela crítica aos mitos sociais contemporâneos. Por António José André.

Abril 13, 2019

No dia 9 de abril de 2004, morreu Lélia Abramo. Foi uma atriz, sindicalista, jornalista e militante política brasileira. Lutou pelas liberdades durante todo o ciclo da ditadura militar e esteve presente em muitas atividades políticas da vida brasileira. Por António José André.

Abril 9, 2019

Realizou-se ontem uma sessão sobre "Direitos Laborais e Precariedade", que contou com as presenças dos deputados bloquistas, José Soeiro e José Manuel Pureza. Entre outros assuntos, falou-se do trabalho precário nos Call Centers, das empresas que vivem à custa do trabalho temporário, da luta pela regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública e da oposição do BE à legislação laboral aprovada pelo governo do PS... 

Março 27, 2019

No dia 9 de março de 1934, nasceu Yuri Gagarin. Foi um astronauta soviético e o primeiro ser humano a viajar no espaço. Morreu a 27 de março de 1968, durante o voo num MIG-15. Por António José André.

Março 19, 2019

O Bloco de Esquerda esteve presente no protesto de trabalhadores e trabalhadoras do Call Center da MEO, em Coimbra, convocado pelo SINTTAV, manifestando solidariedade com a luta por salários mais decentes e horários mais dignos, defendendo a regulamentação do trabalho nos Call Centers.

Março 19, 2019

No dia 20 de março de 1957, nasceu Spike Lee. É um realizador de cinema, escritor, produtor e ator norte-americano. Também ensina Cinema na Universidade de Nova Iorque. É certamente uma das figuras mais controversas da cultura afro-americana. Por António José André.

Março 15, 2019

Em Coimbra, com,o em muitas cidades do mundo, mil e tantos/as estudantes estiveram à frente do edifício da Câmara Municipal e na Praça 8 de Maio na manifestação em defesa do CLIMA. Ouvia-se: o mundo unido janais será vencido...

Março 11, 2019

No dia 9 de março de 1994, morreu Charles Bukowski. Foi um poeta, cronista e romancista norte-americano, que faleceu há 25 anos. Não se pareceu com nenhum autor da sua geração. A sua obra fascinou muita gente. Por António José André.

Fevereiro 20, 2019

No dia 21 de fevereiro de 1965, morreu Malcolm X. Foi um dirigente revolucionário afro-americano, foi assassinado no bairro do Harlem (Nova Iorque), quando discursava para a Organização da Unidade Afro-Americana.  Por António José André.

Fevereiro 13, 2019

No dia 9 de fevereiro de 2007, morreu Alexandre de Fisterra. Foi um dos inventores do futebol de mesa ou jogo de matraquilhos. Também foi um poeta, editor e exilado, entre muitas outras coisas. Por António José André.

Fevereiro 5, 2019

No dia 8 de fevereiro de 1998, morreu Halldór Laxness. Foi um escritor islandês. Tendo sido controverso pelas suas posturas radicais, foi uma figura dominante na literatura islandesa, ao longo do século XX. Por António José André.