Share |

Memórias: Keith Haring

No dia 16 de fevereiro de 1990, morreu Keith Haring. Foi um artista gráfico e ativista norte-americano. O seu trabalho foi o reflexo da cultura nova-iorquina dos anos 80. Por António José André.

Keith Haring nasceu a 4 de maio de 1958, em Kutztown (Pensilvânia-EUA). Desde pequeno, apaixonou-se por desenho, aprendendo técnicas de cartoons com o pai e inspirando-se na cultura popular à sua volta. 

Estudou arte na Escola Ivy of Art, em Pittsburgo, onde começou a usar telas para imprimir camisas. Em 1978, entrou para a Escola de Artes Visuais (SVA), em Nova Iorque, onde encontrou um grupo que desenvolvia arte fora dos museus e galerias.. 

Haring tornou-se amigo da artistas gráficos (Kenny Scharf e Basquiat), artistas performáticos e músicos. Também se inspirou no trabalho de Pierre Alechinsky, Burroughs, Brion Gysin e no manifesto de Robert Henri "The Art Spirit".

Com essas influências, Haring colocou todo o seu talento num tipo único de expressão gráfica, baseada na supremacia da linha. Também fez performances instalações e colages, enquanto mantinha um compromisso com o desenho.

Em 1980, Haring encontrou um meio que possibilitou a comunicação com o público: os painéis de publicidade do metro que não eram utilizados e estavam cobertos com papel preto. 

Haring começou a criar desenhos com giz branco sobre esses painéis. Entre 1980 e 1985, produziu centenas de desenhos num ritmo muito rápido: às vezes, criava quarenta desenhos por dia.

Esses graffittis tornaram-se populares, em Nova Iorque. O metropolitano tornou~se, como disse Haring, um “laboratório” para trabalhar as suas ideias e fazer as suas experiências com linhas simples.

Em 1986, abriu a Pop Shop, uma loja que vendia camisas, brinquedos, posteres e cracháss com os seus graffittis - uma extensão do seu trabalho a baixo custo para o público o que tornava a sua arte acessível. Entre 1982 e 1989, Haring produziu mais de 50 trabalhos para projetos de solidariedade, hospitais, centros de cuidados com crianças e orfanatos, em dezenas de cidades de todo o mundo.

Em 1988, desde que lhe foi diagnosticado o SIDA, inaugurou a Keith Haring Foundation para juntar fundos destinados a organizações de luta contra o SIDA. 

Exprimindo os seus conceitos de nascimento, amor, morte, sexo e guerra, Haring foi capaz de assegurar o acesso ao seu trabalho, tornado-o numa linguagem mundialmente reconhecida no século XX.

Haring morreu z 16 de fevereiro de 1990,  com 31 anos, de complicações causadas pelo SIDA. Os seus trabalhos podem ser vistos em coleções nos grandes museus de todo o mundo.