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Memórias: El Lissitzky

No dia 23 de novembro de 1890, nasceu EL Lissitzky. Foi uma figura relevante da vanguarda russa e autor de inúmeras mostras de arte e trabalhos de propaganda da União Soviética. Por António José André.

Lissitzky (cujo verdadeiro nome era Lazar Morduchovitch) nasceu a 23 de novembro de 1890, em Polchinok. Interessado, desde cedo, pelo desenho, matriculou-se no Instituto Técnico de Damstard, em 1909. Regressou à Rússia, em 1914, por causa do início da Iª Guerra Mundial.

Em 1915, entrou para o Instituto Politécnico de Riga e terminou os estudos como Engenheiro-Arquiteto. Começou a lecionar com 15 anos, atividade que manteve ao longo da vida. Com a revolução de 1917, entrou nos movimentos vanguardistas do seu país, colaborando na decoração das ruas de Moscovo.

Em 1919, Lissitzky foi convidado por Chagal para fazer parte da Academia de Arte Livre de Vitebsk, onde ensinou arquitetura e artes gráficas. Nesse ano, fez o primeiro quadro "PROUN" (palavra formada pelas iniciais de "Projeto para Afirmação do Novo", em russo) e aderiu ao grupo Unovis.

Nos quadros "PROUN", combinou elementos suprematistas e construtivistas para unir arte e arquitetura utilizando modernos meios tecnológicos. Lissitzky foi responsável para fazer a ponte entre a vanguarda russa e a Europa ocidental. Em 1920, passou a ser membro do Instituto de Cultura Artística de Moscovo).

Em 1921, juntou-se ao grupo construtivista, através da sua relação com Tatlin (professor no Laboratório Estatal Superior de Arte e Técnica). Em 1922, organizou uma Exposição na Galeria Van Diemen, em Berlim.

Nos anos 20, o papel de Lissitzky foi fundamental para propagar a nova arte russa na Europa, através de viagens, textos e exposições, exercendo uma importante influêncido nos artistas da Bauhaus.

Lissitzky fundou com Ladovski o grupo ASNOVA (1923-1925), tentando aplicar os princípios do construtivismo na arquitetura. De 1922 a 1928, viveu na Alemanha. Realizou propaganda cultural como editor e desenhador de capas para revistas, chegando a expor ideias acerca da arquitetura na revista "Gelstaltung".

Em 1923, experimentou novos projetos tipográficos para o livro de Maiakovsky. Em 1924, esteve na Suíça e colaborou com Schwitters na revista dadaísta "Merz". Em 1926, ajudou na Internationale Kunstausstellung de Dresden, que acolheu obras de Mondrian, Picabia e Gabo.

Lissitzky fez cartazes e desenvolveu conceitos de desenho gráfico com formas geométricas simples, que captavam imediatamente as mensagens propagandísticas. Trabalhou na arquitetura e desenho de interiores, móveis, ilustração e composição de revistas.

El Lissitzky morreu a 30 de dezembro de 1941, em Moscovo. A sua obra exerceu grande influência nos movimentos construtivistas. Foi pioneiro em técnicas que viriam a dominar o design gráfico ao longo do século XX.