Share |

Memórias: Coretta King

No dia 27 de abril de 1927, nasceu Coretta King. Foi uma escritora, cantora e ativista norte-americana. Defendendo a igualdade e a justiça, lutou pelos direitos dos negros e das mulheres. Defendendo a paz, foi contra a Guerra do Vietname e a invasão do Iraque. Por António José André.

Coretta King nasceu a 27 de abril de 1927, em Marion (Alabama). Frequentou o ensino básico, em Lincoln (localidade a 6 Km da sua), tendo que fazer o percurso a pé, pois o sistema de segregação racial não lhe permitia andar no autocarro utilizado pelos estudantes brancos.

A partir de 1945, Coretta King entrou para um colégio, em Antioquia (Ohio), onde sofreu injustiças raciais. Decidida e segura de que poderia competir com as pessoas "de diferentes origens étnicas ou culturais", especializou-se como professora do Ensino Primário.

Com um grande talento musical, Coretta King tocava trompete, piano e violino. Também cantava num coro e deu o primeiro concerto, na Segunda Igreja Batista, em Springfield (Ohio). Em 1954, licenciou-se em música.

Conheceu Martin Luther King Jr. (estudante de Teologia), em Boston. Ambos partilhavam ideiais de justiça e liberdade. Em 1952, casaram-se. Mudaram-se para Montgomery, em 1954. Luther King passou a ser pastor da Igreja Baptista. Era reconhecido como líder dos direitos civis.

Coretta King participou ativamente na organização de marchas e protestos cívicos. Cantava, lia poesia e dava palestras sobre a história dos direitos civis. Estes concertos serviam para angariar fundos para a Southern Christian Leadership Conference (organização fundada por Luther King, em 1957).

No dia 4 de abril de 1968, Luther King foi assassinado, em Memphis (Tennessee). Quatro dias depois, Coretta King e os filhos voltaram a Memphis para liderar uma Marcha, que tinha sido planeada por Luther King.

Em junho de 1968, Coretta King discursou na Campanha dos Pobres, em Washington DC. Nesse ano, fundou o Centro King para auxiliar e promover a igualdade. Em maio de 1969, liderou uma manifestação de trabalhadores hospitalares, em Charleston (Carolina do Sul).

Coretta Scott King, além de lutar pela igualdade, participou no movimento contra a Guerra do Vietname. Foi ativa no movimento das mulheres e apoiou o movimento LGBT. Defendendo a paz mundial, manifestou-se contra a invasão do Iraque.

No dia 30 de janeiro de 2006, morreu Coretta Scott King. Foi uma escritora, cantora e ativista norte-americana. Defendeu a igualdade e a justiça. Lutou pelos direitos dos negros e das mulheres. Defendeu a paz e foi contra a Guerra do Vietname e a invasão do Iraque.