Share |

Memórias: Captain Beefheart

No dia 5 de janeiro de 1941, nasceu Don Van Vliet ou Captain Beefheart. Foi um músico e pintor norte-americano. Durante a sua vida, manteve uma seqüência prolífica de esboços e pinturas. Artistas como Tom Waits, Nick Cave, Franz Ferdinand, Oasis, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes estão entre os que o citaram como influência. Por António José André.

Don Van Vliet ou Captain Beefheart nasceu a 5 de janeiro de 1941, no subúrbio de Glendale (California). A família teve influência nos seus talentos artísticos. Começou a esculpir aos 4 anos de idade. Na adolescência, Don Van Vliet descobriu o blues junto com o seu amigo de infância Frank Zappa, que permaneceu um amigo e rival por toda a vida. Em Lancaster, (deserto Mojave na Califórnia), Zappa e Van Vliet criaram o nome Captain Beefheart. 

No meio da década de 60, constituíu a banda de blues, His Magic Band.. Durante duas décadas, os membros da banda mudaram freqüentemente. A banda alargou com a presença do guitarrista Ry Cooder. 

Em 1967, foi editado o primeiro álbum, "Safe as Milk". Apesar de inspirado por blues, o álbum refletia a era psicadélica e tendências surrealistas. Também dava indícios de avant-garde que acabaria por ser a marca de Captain Beefheart.

Em 1969, foi editado o álbum, "Trout Mask Replica", uma mistura dadaísta de blues, free jazz , rock e poesia beat., produzido por Frank Zappa. Os músicos estiveram numa casa durante 8 meses e só podiam sair uma vez por semana para comprar comida. As letras eram surreais e os membros da banda ganharam apelidos como Mascara Snake, Zoot Horn Rollo e Rockette Morton.

O álbum seguinte, "Lick My Decals Off, Baby" foi igualmente de natureza experimental. Mas os álbuns,"The Spotlight Kid", "Clear Spot", "Unconditionally Guaranteed" e "Bluejeans and Moonbeams" , foram acusados pelos fãs de serem comerciais demais. Mas depois, "Bat Chain Puller" e "Ice Cream for Crow" foram aclamados.

Don Van Vliet conhecido como Captain Beefheart, morreu a 17 de dezembro de 2010, devido a complicações decorrentes de esclerose múltipla.. 

Durante a sua vida, Captain Beefheart manteve uma seqüência prolífica de esboços e pinturas. Com uma voz grave, gritava à maneira de um dos seus heróid, o bluesman Howlin' Wolf, e tornou-se uma figura influente na música rock.

Artistas como Tom Waits, Nick Cave, Franz Ferdinand, Oasis, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes estão entre os que o citaram como influência. Depois, com o seu nome verdadeiro, Don Van Vliet, tornou-se um pintor conhecido.