Share |

Memórias: Aldous Huxley

No dia 22 de novembro de 1963, faleceu Aldous Huxley. Foi um escritor inglês conhecido pela obra "Admirável Mundo Novo". Huxley publicou contos, ensaios, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes. Foi entusiasta do uso responsável do LSD e também uma das vozes contra as monstruosas técnicas das guerras sucessivas. Por António José André.

Huxley cresceu numa família de tradição intelectual. Licenciou-se em literatura inglesa, no Balliol College de Oxford (1913-1915). Trabalhou para a revista "Athenaeum" e, como crítico de teatro, na "Westminster Gazzette".

As suas primeiras publicações foram coleções de versos: "The Burning Wheel" (1916), "Jonah" (1917) e "Leda" (1920). Em 1921, publicou a novela "Férias em Crome ", uma crítica mordaz aos ambientes intelectuais. 

Huxley viajou constantemente pela Europa, Estados Unidos, América e India. Em 1932, publicou o seu livro mais conhecido, "Admirável Mundo Novo": ficção futurista e pessimista duma sociedade regida por castas, onde imagina uma substância ou droga utilizada para fins totalitários. 

A partir de 1940, Huxley começou uma "época mística", aproximaçndo-se à literatura religiosa da India. A partir de 1950, Huxley iniciou uma etapa relacionada com experiências com drogas, das quais resultou, "As Portas da Perceção" (1954), uma obra que teve muita influência na sociedade norte-americana. Como foi o caso da escolha do nome para a banda "The Doors".

Considerado um dos iniciadores do psicadelismo, pelas suas meditações e experiências com mezcalina e LSD, Huxley também foi uma das vozes contra as monstruosas técnicas das guerras sucessivas.