Share |

Voto em prol das futuras gerações

Pela primeira vez os resultados das eleições europeias favoreceram significativamente partidos que olham para o futuro da natureza, da sustentabilidade ambiental das atividades humanas, da solidariedade entre seres humanos e de uma política económico-financeira ao serviço das pessoas e não o contrário. Foi assim na Europa e em Portugal.

Quem esteve nas mesas de voto constatou que houve uma maior afluência de votantes nascidos em 2001, jovens com 18 anos que votaram pela primeira vez. Essa participação poderia ser ainda melhor, mas foi um dos factos indubitavelmente positivos que ocorreram durante o voto nas europeias. Mas estes resultados apenas se poderão justificar se incluirmos todos os jovens dos 18 aos 80 anos que pensam nas gerações vindouras, que não se revêm na geração egoísta de Trump, Bolsonaro, Putin e Salvini, nem no deixa andar dos partidos do centrão.

Todos esses jovens de espírito perceberam que o nosso modo de vida não tem futuro. Se todos os habitantes do planeta viverem como os europeus ou os habitantes da América do Norte, um planeta não chega. Há um sentido de solidariedade geracional e novas formas de moldarmos a atividade humana que se está a difundir na opinião pública que está fora das agendas políticas dos partidos tradicionais do espectro político europeu. Ficou patente uma clara incapacidade desses partidos em acompanhar os novos tempos, o que explica a implosão ou a redução significativa da representatividade desses partidos. Com a agravante de algumas destas formações políticas terem passado décadas a fazer proclamações sobre ecologia sem nunca terem sido capazes de implementar medidas credíveis, acabando por ceder invariavelmente a todo o tipo de grupos de interesse hostis às questões ambientais.

O resultado destas europeias foi apenas um primeiro sinal de esperança que se manifestou. Mas a dinâmica foi criada, e se formos inteligentes poderemos canalizá-la para um futuro que ofereça às gerações futuras um planeta mais bem tratado.

Publicado em LUX24 - 27 de maio de 2019