Share |

Regionalização e transportes

Reafirmo o que já escrevi neste espaço, sou a favor da regionalização e estou convicto de que a Região Centro perde imensas oportunidades ano após ano por falta de estratégia e por falta de capacidade em intervir em questões que escapam às escalas local e nacional. Acho que as comunidades intermunicipais são uma forma pouco eficaz de responder às necessidades da região, constituem uma fuga para a frente de quem se opôs ao processo de regionalização e agora percebeu que estava provavelmente errado. Considero por isso prioritária a implementação de regiões administrativas no continente.

Dito isto, as áreas metropolitanas não são incompatíveis com as regiões administrativas, desde que implementadas em zonas de elevada densidade populacional e de grande mobilidade, onde é especialmente complexo encontrar soluções ao nível municipal. Em particular, as soluções de transportes coletivos são muito mais simples eficazes se forem partilhadas entre uma grande cidade e os municípios fronteiriços. A possibilidade de uniformizar os títulos de transporte, permitindo circular com o mesmo título em vários meios de transporte diferentes, é uma das vantagens mais populares que oferecem as áreas metropolitanas. 

No caso de Coimbra não é evidente se a densidade e se a mobilidade de e para os municípios que a rodeiam justificam a criação de área metropolitana. No entanto, existem já alguns trabalhos publicados que dão uma indicação de que uma Área Metropolitana de Coimbra poderia ser uma boa solução para resolver alguns problemas cuja complexidade não tem permitido a sua resolução à escala local. Por exemplo, o Eng. Carlos Gaivoto elaborou um trabalho publicado a 12 de março de 2014 na Voz da Figueira sobre um sistema de transportes para o Baixo Mondego que integra a solução do tram-train regional (muito utilizado na Alemanha). Esse sistema de transportes poderia ser um dos pilares de uma de Área Metropolitana de Coimbra, ajudando, por exemplo, a resolver o quebra-cabeças colocado pela prioridade dos comboios que circulam na Linha do Norte no percurso entre Figueira e Coimbra.

Publicado no Diario as Beiras - 27 de maio de 2021