Share |

Reforçar o orçamento do apoio social

O Município deve reforçar o apoio social na medida que as circunstâncias o exijam. E as circunstâncias são excecionais e estão em evolução. Estamos a sair de uma pandemia e eis que surge uma guerra na Europa com fortes consequências sociais e económicas. 

A UE tem obrigação de acolher os refugiados que fogem da guerra na Ucrânia e é público que o nosso concelho está a fazer a sua parte através da iniciativa “From Ukraine to Portugal” criada por figueirenses com o apoio do Município. É nossa obrigação dar a estes refugiados a possibilidade de voltar a uma vida normal dentro da medida do possível. 

Mas os tempos que se avizinham vão requerer apoios sociais nos setores de atividade económica ainda afetados pelos efeitos da pandemia a que se juntam os setores afetados pela interrupção do comércio com a Ucrânia e a Rússia. 

À penúria de materiais e à subida dos preços dos combustíveis junta-se a penúria de cereais resultante da interrupção da produção e da exportação de cereais da Ucrânia e das sanções à Federação Russa. Quanto mais tempo se prolongar a guerra, piores serão estes efeitos até a UE encontrar alternativas de aprovisionamento de cereais e de energia.

Não são tempos fáceis os que nos esperam a todos: é da maior importância garantir que todos os afetados pela pandemia e pela guerra possam viver com um nível de dignidade aceitável.

Pubicado no Diario as Beiras - 24 de março de 2022