Share |

Provavelmente o pior eurodeputado

Durante a última legislatura, o trabalho da eurodeputada do distrito de Coimbra, Marisa Matias, reuniu elogios da direita à esquerda - eleita melhor eurodeputada na área da saúde pelos restantes eurodeputados - , pelo empenho e qualidade do seu trabalho no Parlamento Europeu.

Nesta legislatura, outro eurodeputado do nosso distrito, Marinho Pinto, está à beira de bater a proeza de Paulo Portas, que em 1999, depois de eleito, permaneceu apenas três meses no Parlamento Europeu. Marinho deixa o seu lugar a mais um eurodeputado impreparado do MPT, sem trabalho de casa reconhecido sobre políticas europeias. Para quem se candidatou com a missão de dignificar a política, começa bem...

Como muitos, considero que se Marinho Pinto é o nosso populista de serviço. Estamos, apesar de tudo, bem melhor que outros países onde as formas de populismo oscilam entre a xenofobia e a palhaçada, de Nigel Farage a Grillo.

Marinho tem intervenções pertinentes sobre temas como a magistratura e a justiça, capacidade argumentativa indubitável, mas, para construir um programa político, é necessário muito mais do que eu e o meu ego: é preciso um imenso trabalho de equipa, é necessária coerência, que as tiradas marialvistas e maleducadas pouco ajudam. A grande questão é se o partido que pretende formar para alimentar o próprio e insaciável ego ainda conseguirá.