Share |

A Nova Ponte

Em janeiro tive o privilégio de participar numa sessão pública com o arquiteto Miguel Figueira sobre esta questão. O Miguel Figueira tinha elaborado um projeto de atravessamento do rio entre Lares e Alqueidão, através de uma ponte modular para mobilidade ligeira (bicicletas e peões), permitindo o atravessamento de ambulâncias e veículos ligeiros prioritários, dentro do espírito da Eurovelo, da ordem de um milhão de euros. A Eurovelo 1 é um projeto transeuropeu de uma ciclovia atlântica, que atravessa seis países: Portugal, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido e Noruega. A costa portuguesa é percorrida do Cabo de São Vicente até Caminha. 

Entretanto, a ideia inicial foi substituída por uma ponte ampliada à circulação automóvel. Estima-se que esta ponte custará acima dos 3 milhões de euros. Houve discussão ou trabalho técnico maturado englobando a construção de acessos para o trânsito automóvel no campo, em terrenos potencialmente inundáveis e que precisam de drenagem constante? Estimaram-se estes custos adicionais para além dos custos da própria ponte? Quantos milhões se poderão adicionar aos estimados 3 milhões de euros? 

A questão da acessibilidade de uma freguesia como a do Alqueidão – consideravelmente isolada no concelho - não é um assunto menor. Conjugar projetos ambientais como a Eurovelo, com a acessibilidade de freguesias periféricas é um desafio que merecia uma reflexão com mais profundidade.Publicado no Diário as Beiras - 30 de dezembro de 2021