Share |

Natureza e história

O Cabo Mondego é um local especial que acumula uma rica variedade de interesses: geográfico, viveiro marítimo, paisagístico e histórico para o homem e a natureza. O futuro do Cabo Mondego deve combinar e valorizar estas particularidades e evitar atentação do betão. Sobretudo qualquer que seja a solução a adotar, esta deve passar porum estudo rigoroso realizado por peritos dos vários domínios do conhecimento e da técnica que ali se cruzam. Não podemos voltar a cair nos erros do passado, construindo a todo o custo a obra do mandato, esquecendo as linhas de continuidade naturais e humanas do Cabo Mondego.
É naquele local que a placa continental mergulha abruptamente no mar. Os recortados rochosos submersos são preciosos para a fauna e a flora marítima local. Por isso simpatizo muito com uma solução integrada que garantisse que o manto natural que~desce a Serra da Boa Viagem até ao fundo do oceano reforçasse o seu caráter selvagem. A solução que se adotou nas Berlengas, criando uma pequena reserva nos fundos marítimos em torno das ilhas foi um sucesso a todos os níveis. Não apenas aumentou consideravelmente a quantidade e a variedade de fauna e flora marítima na zona protegida, como atraiu turistas interessados na natureza marítima e insular e aumentou simultaneamente a quantidade de pescado nas águas circundantes.
Apesar de Portugal ser um pequeno território, é um dos países do mundo que oferece mais locais de estudo da história dos dinossauros. O Cabo Mondego faz parte desse puzzle e poderia ter uma função mais ativa no estudo científico e na divulgação deste interessantíssimo tema. Da mesma forma penso que o Cabo Mondego poderia contribuir mais para a perpetuar a memória do trabalho, das mulheres e dos homens associados à atividade de extração mineira.
Em suma, vejo com simpatia uma requalificação que reforçasse o caráter selvagem do Cabo Mondego, mas que simultaneamente nos contasse histórias naturais e humanas enquanto se disfrutasse de uma forma limitada da sua riqueza através de passeios, algum mergulho e alguma pesca.
Publiado no "Diário As Beiras" - 23 de abril d 2020