Share |

"Metrobus"

A solução do metrobus é pior do que uma rede de transportes que envolva uma solução ferroviária, como o tram-train. O metrobus é melhor que nada, apenas por esta razão tem o meu sim a esta questão. Uma razão forte para não simpatizar com a solução do metrobus é que esta é frequentemente utilizada como Cavalo de Tróia para o regresso do carro, visto que circula no mesmo tipo de canairuis rodoviários. 

O que não faltam são autarcas que à boleia de boas intenções ambientais arquitetam maneiras de instalar definitivamente as velhas soluções, pouco amigas do ambiente. O Eng. Carlos Gaivoto é autor de um trabalho em que a Figueira da Foz e Coimbra integram uma mesma área metropolitana ligada por uma rede de transportes otimizada à respetiva escala. 

Esse trabalho foi publicado a 12 de março de 2014 na Voz da Figueira apresentando um sistema de transportes para o Baixo Mondego baseado no tram-train regional (muito utilizado na Alemanha). Esse sistema de transportes seria um dos pilares desta área metropolitana, ajudando, por exemplo, a resolver o quebra-cabeças entre a Linha do Norte e o transporte suburbano entre Figueira e Coimbra. Esta seria no meu entender a solução que melhor serviria a Figueira e a região.

Pubicado no Diario as Beiras - 17 de março de 2022.