Share |

Lágrimas de Crocodilo

Em recente visita à freguesia de São Pedro, o deputado do PCP Miguel Tiago mostrou-se muito sensibilizado com o problema da erosão costeira. No entanto, sobre as causas da erosão nada disse, limitando-se a debitar banalidades contra o governo com que toda gente poderia concordar.

O problema é que Miguel Tiago acredita que o aquecimento global é “uma maquinação capitalista” (palavras do próprio). Quem assim pensa, obviamente não estará muito preocupado com a subida do nível do mar, porque para Miguel Tiago não se provou relação causa-efeito.

A subida do nível do mar de 20 cm que se verificou nos últimos 100 anos é para Miguel Tiago obra do acaso, mesmo se variadíssimos trabalhos científicos demonstram que pelo menos há mais de seis mil anos nunca se verificou uma subida do nível do mar a esta velocidade.

A ciência que fundamenta o impacto da atividade humana e o aquecimento global está solidamente assente em milhares de artigos científicos publicados nas melhores revistas da especialidade, que são verificados e aprovados por júris e especialistas.

Para além de Miguel Tiago demonstrar um desconhecimento muito profundo da matéria, transmite uma visão produtivista da sociedade, uma industrialização a qualquer preço, defendida pelos setores mais conservadores do PCP e que choca com a intervenção de Os Verdes. É um assunto ilustrativo do papel de Os verdes na CDU.