Share |

II Fórum LGBTQI+ em Coimbra

O Bloco de Esquerda e o THE LEFT organizam o II Fórum LGBTQI+, que terá lugar em Coimbra, na Escola EB 2,3 Martim de Freitas, de 1 a 2 de março. Com o lema “O orgulho contra o conservadorismo”, o Fórum é aberto à participação e juntará centenas de ativistas. A inscrição para participar pode ser feita através de formulário.

O movimento LGBTQI+, juntamente com o feminista, têm sido reconhecidos como os grandes protagonistas da reação internacional ao crescimento do conservadorismo e da extrema-direita.

O I Fórum LGBTQI+, realizado em 2023, discutiu, em torno de um documento orientador, as estratégias do movimento nas últimas décadas e os desafios presentes e futuros desta luta pela emancipação numa perspetiva anticapitalista. O II Fórum LGBTQI+ procura aprofundar estas questões, procurando construir um orgulho crítico, intersecional e com consciência de classe.

Em Portugal, há mais de 20 anos que as marchas do orgulho não param de crescer, constituindo o maior e mais descentralizado fenómeno de mobilização coletiva, trazendo às ruas dezenas de pessoas por todo o território. As marchas têm vindo a articular agendas políticas, conjugando a luta pela liberdade com a luta contra todas as formas de opressão e de exploração. Ao mesmo tempo que são cada vez mais críticas, são também mais festivas, por fazerem da celebração um protesto e da reivindicação uma festa, e por serem uma afirmação coletiva do poder do encontro no espaço público.

Porém, o caráter político e contestatório do Orgulho LGBTQI+ tem-se confrontado com a crescente apropriação das bandeiras de luta por parte do mercado, que tentam destituir o protagonismo político da comunidade. É, então, necessária a existência coletiva de uma perspetiva anticapitalista e emancipatória, capaz de fazer frente à lógica liberal, identitária e mercantilista que se tenta apropriar dos nossos espaços.

Com a participação de centenas de ativistas será possível reforçar os laços e construir respostas conjuntas aos desafios do movimento. Com plenários, debates, sessão de cinema, festa e feira livre, de 1 a 2 de março, todos os caminhos do arco-íris vão dar a Coimbra.

O programa pode ser consultado aqui.