Share |

Idealmente eleições

As circunstâncias que levaram à perda de mandato do executivo da Freguesia de Quiaios são de especial gravidade política, sobretudo porque entre muitas práticas questionáveis, envolve dois processos de recrutamento de um familiar: um, realizado de uma forma direta e, o segundo, de uma forma indireta, através de uma empresa, particularmente reveladores das reais intenções do executivo de Quiaios. Não acompanho quem publicamente se solidarizou com o executivo, como se tratasse de um mero erro procedimental ou de errado aconselhamento jurídico. Também acho muito questionável politicamente que um novo executivo seja legitimado, apesar de legalmente possível, se entre os novos elementos do executivo da junta estão titulares que concordaram com as práticas que deram à perda do mandato, como parece ser o caso. Na minha opinião, idealmente, deveríamos ir a votos, eleger uma nova assembleia de freguesia e formar um novo executivo. 

No entanto, atendendo ao facto de que falta apenas um ano até às próximas eleições autárquicas ponderam-se outras soluções, para evitar um processo de organização de novas eleições que resultaria num mandato para o novo executivo eleito de apenas cerca de seis meses. Em 2017, aos quatro eleitos pelo PS juntou-se o apoio do eleito pelo PCP para permitir a viabilização do executivo de Fernanda Lorigo na junta de Quiaios. Se este apoio do PCP se renovar com os novos elementos do executivo da Junta ou se os partidos representados na Assembleia de Freguesia chegarem a acordo por uma solução administrativa, os riscos de realização de eleições em plena pandemia de Covid poderão ser evitados, apesar de achar que o ideal seriam as eleições intercalares.

Porém, com eleições intercalares ou não, há algo que não vamos esquecer. Todos os que concordam ou minimizaram os factos que levaram à perda de mandato dos membros do executivo de Quiaios serão confrontados com essa posição durante as próximas eleições e deverão esclarecê-la devidamente ao povo.

Publicado no "Diário as Beiras" -  21 de outubro de 2020