Share |

A “Enforca cães” é uma alternativa à EN109?

Não. Considero que a Estrada do Enforca Cães deveria ser um complemento à estrada EN109. Não vou aqui tirar conclusões precipitadas sobre os problemas que já se registaram nesta estrada mal foi inaugurada (à pressa, sublinhe-se). 

Interessa-me mais que filosofia: Queremos implementar nas obras públicas da cidade. Queremos uma cidade de rotundas e de avenidas ancoradas em grandes superfícies comerciais, como legado do anterior executivo? Queremos uma cidade em que cada proclamação de obra futura (por vezes, sem garantia de realização) parece servir para alimentar a campanha pré-eleitoral das próximas presidenciais? Ou queremos uma cidade em fase com os desafios que o mundo está a atravessar? 

Relembro dois desses desafios: alterações climáticas e dependência de combustíveis fósseis da Rússia (gás, nuclear e petróleo). Tendo em conta este quadro, as mudanças que o futuro nos irá exigir e aquilo que queremos deixar aos nossos filhos, tenderia a optar por uma solução de mobilidade suave para o Enforca Cães, que no limite permitisse a circulação de veículos ligeiros mas apenas para os habitantes da Murtinheira e da Praia de Quiaios. 

O que temos agora é mais do mesmo do que vimos nos anos 80 e 90. A mesma visão do que é o transporte. Um negativo micro-retrato das filas para a praia das regiões suburbanas de Lisboa. Neste caso, os figueirinhas a entupir uma estrada muito útil para a Murtinheira.

Pubicado no Diario as Beiras - 4 de agosto de 2022