Share |

Discordo

Discordo que a Serra da Boa Viagem seja tutelada pelo município. Em coerência com o que aqui escrevi na passada semana, creio que este é justamente um dos domínios que deve ser tutelado por órgãos regionais e nacionais. A Serra integra uma faixa extensa costeira ao longo da qual circulam sedimentos que alimentam as praias bem como a fauna marítima de especial relevância para a pesca. O efeito destes circuitos manifesta-se em variados municípios e não apenas na Figueira. Ademais, a Serra integra uma mancha florestal transversal a vários municípios, o que implica que a gestão dos ecossistemas, das espécies e do plano de prevenção de incêndios não pode estar refém de tutelas meramente locais.

Para além destes aspetos que são do mais basilar equilíbrio de distribuição de competências, temos o historial de intervenção (ou de falta dela) do município na Serra da Boa Viagem. E esse historial não é particularmente favorável aos consecutivos executivos eleitos ao longo das últimas décadas. A orla urbanizada da Serra da Boa Viagem não é apresentável. A distribuição das moradias é em grande medida caótica, incumprindo as normas atuais de segurança, em particular no que respeita a riscos de desmoronamento ou de movimento de terras. Os arruamentos fluíram ao sabor do caos construtivo, comprometendo o acesso a viaturas de segurança ou de combate a incêndio em certos locais o que poderá um dia ter consequências trágicas. E o parque arbóreo e a cobertura vegetal desta orla, rima com o caos, sendo frequentemente alvo de intervenções selvagens e de despejos de lixo.

Finalmente, tendo em conta a visão estética e urbanística deste executivo que permitiu o multiplicar sem controlo das grandes superfícies comerciais à volta da Figueira, deixando impermeabilizar extensas áreas, algumas delas atravessadas pelos cursos de água com origem na própria Serra da Boa Viagem, sinceramente teria muito receio que essa tutela ainda pudesse resultar na abertura de um supermercado daquelas empresas que pagam impostos na Holanda em pleno Miradouro da Bandeira.

Não. Discordo5

Publicado no "Diário as Beiras" -  14 de outubro de 2020