Share |

Da Modernidade

Uma cidade moderna é uma cidade que está à frente da sua época, uma cidade que, por exemplo, nos domínios da arquitetura, da cultura, da tecnologia ou do pensamento é precursora de progresso, bem-estar ou conhecimento de uma comunidade.

A Figueira teve momentos em que claramente entrou na modernidade. No domínio da arquitetura urbana e paisagística, a arte nova e a art déco do Bairro Novo, a intervenção de Gonçalo Ribeiro Telles no Vale das Abadias ou o Grande Hotel da Figueira de Inácio Peres Fernandes, marcaram épocas em que a Figueira era uma referência para o país.

Quando o Festival de Cinema trouxe à Figueira referências literárias mundiais como Marguerite Duras ou quando mostrou cinema de autor como o filme “37°2 le matin” de Jean-Jacques Beineix a cidade tinha uma mostra cultural que era claramente uma referência nacional à qual se juntava a obra e o prestígio mundial de João César Monteiro.

Hoje, a Figueira tem figuras de dimensão nacional que ajudam a construir a nossa identidade local e a do país. Na literatura estou a pensar no meu amigo Nuno Camarneiro, em António Tavares ou Afonso Cruz. Na ciência temos a Sílvia Curado (não é da minha família). Depois na fusão entre o surf, a literatura de viagens e a arquitetura temos conterrâneos muito dinâmicos que têm sido capazes de realizar eventos originais como o Gliding Barnacles. 

Paralelamente a estes figueirenses que deixam a sua marca de modernidade na cidade, temos uma cidade retrocede do ponto de vista da sua malha urbana marcada pelos contornos das avenidas dos supermercados, a betonização ou a impermeabilização dos solos que é a sucedânea da época saloia da “Figueira no mapa”, quando se endividou o município sem controlo com ilusões de aparições em revistas cor-de-rosa e de atração de famosos (alguns que nunca pagaram as dívidas que por aí deixaram). 

A Figueira das avenidas dos supermercados continua a progredir e é esta delapidação que é preciso parar e implementar uma profunda mudança que permita a cidade abraçar a modernidade também no domínio da arquitetura urbana e paisagística.

Publicado no "Diário as Beiras" - 27 de agos de 2020