Share |

A cidade deve pôr fim às touradas? Sim.

O problema é que a cidade, ou seja, os seus órgãos deliberativos não têm poder para o decidir tendo em conta que a lei que rege a realização de touradas é uma lei nacional e que as touradas no concelho da Figueira são realizadas em espaços privados. 

Quando muito poderia ser organizado um referendo apenas com poder consultivo, mas cujo resultado fosse respeitado por todas as instituições do conselho, inclusivamente pelos organizadores das touradas. Esse referendo teria que ser aprovando em Assembleia Municipal (AM). Sou muito favorável a esse hipotético referendo porque não tenho dúvidas que a população da Figueira iria votar em massa pelo fim das touradas. Basta falar com os jovens. Não há um que se reveja nas touradas. 

O resultado esmagador do referendo em Coimbra pelo fim da Garraiada é uma boa referência. No entanto, o processo seria mais complicado na AM. Na Figueira há apenas uma força política na AM claramente contra as touradas. Isso iria requerer que os deputados, em particular da restante esquerda, clarificassem as suas posições. 

Tudo indica que uns são a favor das touradas, os mesmos que têm demonstrado ao longo das últimas décadas remotas preocupações ecológicas e humanistas. Mas outros há que se dizem do humanismo, da ecologia, etc. Seria uma boa oportunidade para demonstrarem aos figueirenses se estão com eles ou não no seu desejo para acabar com as touradas.  

Pubicado no Diario as Beiras - 8 de setembro de 2022