Share |

CAE tem cumprido a sua função?

Não, o Centro de Artes e Espetáculos (CAE) poderia e deveria estar a fazer mais pela cultura da cidade e da região. Um equipamento desta dimensão e amplitude cultural poderia estar a ser mais do que uma mera montra de espetáculos culturais. Apresentar obras culturais é apenas uma das funções principais de um centro cultural. 

O CAE deveria também contribuir para formar públicos e, sobretudo, para canalizar a criatividade dos nossos artistas para a conceção de obras artísticas. Um sintoma evidente da falha destes dois objetivos é escassez de público nalguns dos espetáculos e jornadas culturais organizadas no CAE. 

Apesar de os grandes cabeças de cartaz nacionais e internacionais encherem a casa, todos conhecemos exemplos de mostras de fotografia, pintura, concertos ou ciclos de cinema, que apesar de primarem pela qualidade sofrem da falta de público quando passam pelo CAE. 

É essencial que o CAE estreite a sua relação com a sociedade, com as associações culturais e as escolas da região no sentido da formação de públicos. Dar a conhecer e ensinar a expressão cultural contribui para enriquecer os indivíduos e a sociedade, mas também é a melhor forma para termos atividades culturais participadas, com público. 

Finalmente, o CAE deveria também apostar em companhias residentes, dar oportunidades a artistas e a associações para usufruir das suas instalações em permanência para a criação de obras culturais.

Pubicado no Diario as Beiras - 2 de junho de 2022