Share |

Aplicar soluções do GTL

O Grupo de Trabalho do Litoral (GTL), coordenado pelo Prof. Filipe Duarte Santos, elaborou em 2014 o trabalho mais completo que temos sobre o ordenamento costeiro, identificando as suas falhas e as suas virtudes. O documento indica também as possíveis soluções para combater os problemas de que sofre a nossa costa: a erosão costeira, a escassez de areia proveniente dos rios e a subida do nível da água dos oceanos.

O documento efetuado pelo GTL discute de uma forma integrada as várias soluções para resolver os problemas da costa portuguesa. São sobretudo soluções de âmbito inter-concelhio e regional, porque os sedimentos, as correntes, a ondulação e as marés são fenómenos que não se definem à la carte ao nível concelhio. Por isso, até à implementação das soluções propostas pelo GTL, deveríamos limitar as intervenções na praia a estruturas ligeiras tais como: passadeiras, equipamentos removíveis para desporto e lazer.

Entre as soluções que foram equacionadas pelo GTL para a Praia da Claridade, está a possibilidade de implementar um sistema de bypass para trasfega de areia para as praias da margem sul, onde a erosão costeira e a falta de areia colocam em risco a segurança das populações. Uma das virtudes desta solução é justamente a aproximação real da cidade ao mar, devolvendo em parte aos figueirenses o perfil da costa figueirense antes de ser construído o molhe onde se têm acumulado os sedimentos trazidos pela corrente norte. Esta solução não é perfeita, mas já foi aplicada com sucesso em países do hemisfério sul e também na costa atlântica francesa. Se é necessário manter um molhe para segurança do porto, esta parece-me ser a solução que melhor garante uma transferência equilibrada entre os sedimentos da margem norte e da margem sul. 

Infelizmente, o estudo sobre o bypass continua uma promessa por realizar e desde a apresentação pública do relatório pouco se avançou na aplicação das medidas de ordenamento da costa preconizadas pelo GTL. 

Publicado no "Diário as Beiras" -  28 de outubro de 2020