A secção de jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) evoca esta quinta-feira 11 o jornalista João Mesquita. Os debates desta jornada ocorrem no anfiteatro VI da FLUC e na casa da Escrita, e integram-se na Semana do Jornalismo, que realiza este ano a sua 2.ª edição.
O jornalismo, o sindicalismo e a cidadania são os três temas que evocam três aspetos marcantes da biografia do jornalista.
O primeiro debate tem o tema “Jornalista/Jornalismo”e realiza-se às 14h anfiteatro VI da Faculdade de Letras. Participam os jornalistas José Pedro Castanheira e Fernando Paulouro, com moderação de João Figueira. Às 15h45, o debate é sobre “Sindicalista e sindicalismo” e participam Paulo Martins e Alfredo Maia, com moderação de Carlos Camponez.
Finalmente, às 21h, na Casa da Escrita, o tema “Cidadão e Cidadania”leva ao debate João Santana, coautor do livro “Académica – História do futebol”, José António Bandeirinha, Pedro Martins Rodrigues e Francisco Louçã, professores universitários, sendo Ana Teresa Peixinho a moderadora.
Jornalista e cidadão empenhado e ativo
João Mesquita, natural de Coimbra, foi jornalista e cidadão ativo na vida política e social. Morreu em 11 de março de 2009, com 51 anos de idade. Foi secretário da direção do Sindicato dos Jornalistas entre 1984-1989 e depois Presidente do Sindicato durante dois mandatos, de 1989 até 1992. Foi ainda presidente do Conselho Geral do Sindicato em 1995-6, continuando depois a exercer funções no núcleo de Coimbra do mesmo sindicato. Em Coimbra, participou na criação da ProUrbe – Associação Cívica, e acompanhou a Académica como seu adepto fervoroso.
Foi fundador do Bloco de Esquerda em 1999 e acompanhou sempre o seu desenvolvimento e atividades.