Share |

6 MAIO: "Erosão Costeira" em debate - 21h30

No dia 6 de maio (5ª feira), vai  haver uma sessão online "Erosão Costeira", promovida pela Comissão Concelhia do BE da Figueira da Foz, pelas 21h30, com Filipe Duarte Santos (Coordenador do Grupo de Trabalho do Litoral), José Manuel Pureza, (Deputado do BE), Ana Paula Russo (Autarca da Freguesia da Marinha das Ondas) e Manuel Nada (Presidente da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas), moderada por Cristina Matos e Rui Curado Silva (Concelhia do BE da Fig. da Foz).

- - -

Em dezembro de 2014, o Grupo de Trabalho do Litoral (coordenado pelo Professor Filipe Duarte Santos) publicou o relatório “Gestão da Zona Costeira, o Desafio da Mudança”. Posteriormente, este relatório foi articulado com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira. 

O então Ministro do Ambiente apresentou um plano nacional de defesa da costa de 176 milhões de euros a investir em duas dezenas de concelhos, entre os quais o concelho da Figueira, no cordão dunar entre a Costa de Lavos e a Gala. 

No entanto, as intervenções que têm vindo a ser realizadas são quase exclusivamente pontuais, de caráter temporário, sendo este um problema estrutural, com a agravante de cada inverno trazer novas investidas do mar nas freguesias do sul do concelho, colocando em risco populações e bens.

Importa fazer um balanço das intervenções realizadas, desde 2014, e debater quais as soluções duradouras mais adaptadas à linha costeira do concelho.