Share |

5 JUNHO: "O Impossível Capitalismo Verde"

No dia 5 de junho (4ª feira), vai haver uma sessão pública, promovida Por Mão Própria, para a apresentação do livro "O Impossível Capitalismo Verde" (Edições Combate). O evento, que contará com as presenças de Sofia Nunes (Ativista Climáximo), Anabela Marisa Azul (Bióloga) e moderação de João Gaspar (jornalista), decorrerá no Liquidâmbar, às 18h. Contamos contigo. traz um/a amigo/a também...

Descrição

Por um lado, três mil milhões de pessoas vivem em condições indignas: educação, saúde, energia, água, alimentação, mobilidade, habitação…: individualmente, estas necessidades são modestas, mas analisadas globalmente são gigantescas. Satisfazê-las só é possível aumentando a produção material. Incluindo a transformação dos recursos do meio ambiente. Ou seja, aumentando o consumo de energia, que hoje é 80% de origem fóssil, fonte de emissões de gases de efeito de estufa.

Por outro lado, duzentos anos de produtivismo levaram o sistema climático do planeta à beira de um enfarte. Para determinadas comunidades – em pequenos Estados insulares, nas regiões Árticas, em zonas áridas, em vales de regiões montanhosas, onde as águas escasseiam com o desaparecimento dos glaciares – o limiar de risco já foi ultrapassado. Para evitar que as Alterações Climáticas acelerem e atinjam centenas de milhões de seres humanos impõe-se uma redução radical nas emissões de gases de efeito de estufa. E, por conseguinte, uma redução no consumo de energias fósseis necessárias atualmente à transformação dos recursos naturais. Ou seja, uma redução da produção material.

Daniel Tanuro (Engenheiro agrónomoo e fundador da ONG belga “Clima e Justiça Social”) confronta a necessidade de dar resposta aos anseios da maioria da população do planeta com a crise climática que o capitalismo gerou e ameaça a vida de centenas de milhões de pessoas. “O Impossível Capitalismo Verde” é um livro essencial para compreender os fundamentos do pensamento ecossocialista no século XXI.