Share |

A vida que esconde o mar

Quem esteve na Casa Havanesa, no passado sábado, a assistir à apresentação do livro “Peixes Marinhos« de Portugal”, da autoria do Nuno Vasco Rodrigues, teve o privilégio de ampliar o seu conhecimento sobre as espécies e os fundos marinhos da nossa costa. Através de uma série de slides que testemunhavam o colorido da fauna e da flora do nosso mar, o Nuno transmitiu-nos de uma forma muito clara os principais desafios que enfrentamos se pretendemos ter uma costa com vida marinha sustentável. 

O aquecimento global, a sobrepesca e a poluição são algumas das maiores ameaças para a fauna piscícola. Particularmente interessante, foi a chamada de atenção para a mudança de sexo que se processa na vida de algumas espécies marinhas, como o Mero. Os indivíduos das espécies hermafroditas protogínicas são inicialmente fêmeas transformando-se, a partir de certa idade, em machos. Se houver uma sobrepesca dessas espécies, quando ainda são jovens, poucos entrarão no processo de inversão sexual, ameaçando a reprodução da espécie.

Melhores perspetivas foram dadas para as espécies de pequeno porte e de crescimento rápido, como a sardinha e o carapau.  A recuperação da população destas espécies pode ser rápida. Cada sardinha fêmea produz cerca de 20 mil ovos, mas requer água a cerca de 15°C. A concentração de nutrientes dissolvidos no mar é outro fator fundamental para o crescimento das populações.

ublicado no Diári As Beiras - 22 de dezembro  - 2016