Share |

Parque Urbano deve avançar?

Serei contra se vier aí o projeto de um parque urbano, como muitos que vemos pelo país, onde se artificializa completamente um espaço originalmente natural, onde se impermeabilizam os solos, onde se dá espaço a parques de estacionamento ou se cede o solo a franchisings diversos, onde se instalam equipamentos constituídos por materiais derivados do petróleo, cujo resultado final vagamente remete para um espaço verde, com meia dúzia de árvores a servir de decoração.

Se é para fazer um parque urbano, espero um projeto que nos indique outra direção, onde o acento tónico esteja na natureza, mesmo sabendo que a natureza em meio urbano tem os seus limites. Espero também que esse projeto possa ser apresentado aos figueirenses e que lhes dê a oportunidade de se exprimirem e eventualmente contribuírem para o resultado final.

Não há nenhuma razão para a intervenção nas Abadias entrar em conflito com o Parque Urbano. A cidade precisa de reabilitar urgentemente os seus espaços verdes. Se há algum problema é o atraso de execução destas intervenções. Ademais, nas Abadias e nos restantes corredores verdes da Figueira temos que ser ainda mais ambiciosos do que as intervenções que estão previstas.

Pubicado no Diario as Beiras - 21 de abril de 2022