Share |

26 JUL: COMÍCIO de VERÃO - Figueira da Foz

 

No dia 26 de julho, realizou-se um comício de Verão, na Figueira da Foz, que contou com intervenções políticas de Catarina Martins (Coordenadora do BE), Serafim Duarte (Membro da Distrital de Coimbra) e Carla Marques (Membro da Concelhia da Figueira da Foz). Nesta sessão, Catarina Martins defendeu que o investimento no Serviço Nacional de Saúde tem de se aproximar dos 6% do PIB e que é preciso eliminar as taxas moderadoras.

Segundo Catarina Martins, os bloquistas lutarão e farão propostas no OE pelos salários, pelas pensões, pela diminuição do preço da energia, pelo aumento do investimento na Saúde, na Educação, na Cultura, na Justiça, nos serviços públicos que são essenciais e que têm faltado às populações.

Catarina Martins referiu-se a “três lições fundamentais que já todos compreendemos”. A primeira, é que “recuperar rendimentos do trabalho não é algo que está acima das possibilidades da economia portuguesa ou das contas públicas”.

A segunda, diz respeito aos serviços públicos: “Aprendemos também que a ideia do Estado mínimo deixou o país desprotegido”. A terceira, “é que gerir o país, gerir as opções de investimento como se fossemos capatazes de negócios privados, é um perigo para as contas públicas e para o futuro”.

Catarina Martins lembrou como investimos em rodovia em vez de investirmos em ferrovia e como as contas das PPP’s configuram um verdadeiro assalto ao país. De acordo com a dirigente bloquista, “a política que conta é aquela que pensa que planeta há um, que cada um de nós é responsável pelas gerações seguintes”.

"O ambiente, a reconversão energética, uma capacidade produtiva que proteja o país, e uma infraestrutura de transportes que o ligue, moderna, que não polua. É por aqui que temos de trabalhar”, rematou. Catarina Martins.