Share |

Notícias falsas na internet

A eleição de Trump trouxe para o debate público os efeitos perversos dos sítios internet de notícias falsas nos regimes democráticos, apesar de algumas democracias também se terem servido deste tipo de estratagemas. Agora a coisa é mais grave, porque os EUA elegeram um irresponsável e racista durante um processo eleitoral onde os sítios de notícias falsas tiveram um papel importante. Os serviços secretos americanos acusam Putin de orquestrar esses sítios internet.

Frequentemente sob anonimato, os sítios de notícias falsas tentam descredibilizar a democracia. Fazem a apologia das ideias anti-política do partido do populista italiano Beppe Grillo ou do xenófobo Nigel Farage. Criticam os supostos gastos dos parlamentos nacionais, publicam fotografias com referências falsas a parlamentos onde se vê supostos deputados a ler a Playboy ou a dormir. Elogia-se a contenção de custos de monarquias, ditaduras e regimes autoritários. A Frente Nacional de Le Pen e o PNR participam ativamente nesta constelação.

No grupo do Facebook Figueira da Foz Política no Concelho existe uma personagem, muito provavelmente fictícia, uma Vera Correia do PNR, representada por uma foto de “babe girl” para atrair o incauto facebookiano do sexo masculino. A Vera Correia apresenta orgulhosamente no seu perfil uma t-shirt “I love Putin” e publica notícias ainda mais verdadeiras do que ela própria.

Publicado no Diário As Beiras - 19 de janeiro de 2017