Share |

LiFFux

Em 2003, depois de a Microsoft ter descontinuado a assistência ao Windows NT4 instalado nos computadores da Câmara Municipal de Munique, o executivo da cidade decidiu lançar um concurso público para substituir o software da multinacional americana por software gratuito. O vencedor foi o LiMux, um software baseado no software de distribuição gratuita Linux criado pelo fi nlandês Linus Torvalds.

A primeira versão do LiMux foi lançada, em 2006. Apesar de o LiMux ainda não equipar 100% dos computadores da autarquia, a escolha permitiu economizar milhões de euros à câmara, mas, sobretudo, permitiu criar novas empresas de informática e novos postos de trabalho locais que apoiam, direta e indiretamente, o serviço LiMux.

Obviamente, a câmara de uma grande cidade como Munique detém a massa

crítica necessária para lançar um projeto com esta envergadura e ousadia - foram fortemente assediados pela Microsoft para abandonar a ideia. Seria interessantíssimo termos um LiFFux, mas seria muito mais efi ciente lançar um projeto à escala regional.

Mas com o dinamismo regional que temos, projetos destes não passam de uma miragem. Pior: ao nível da União Europeia, a falta de estratégia da Comissão Barroso deixou de lado uma solução europeia como o Linux e, paradoxalmente, continuou a instalar-se Microsoft nos computadores das instituições europeias, deixando-as à mercê da espionagem americana.

Publicado no Diário As Beiras - 17 de novemrbo de 2016