Share |

A Feira das Freguesias é grande evento gastronómico?

Não. Apesar de a Feira das Freguesias ser um certame muito simpático onde se podem provar algumas das especialidades locais, creio que a sua vocação não deve estar centrada apenas na gastronomia. Para além da gastronomia, a Feira deve promover a descoberta das freguesias e a convivialidade entre visitantes e fregueses. 

Deve sobretudo convidar o/a visitante a conhecer a freguesia e descobrir os locais onde se servem as especialidades, os lugares, as pessoas e as atividades associadas à produção dos produtos autóctones. Porém, é indubitavelmente uma excelente montra para a gastronomia de cada freguesia representada e deve continuar a ter esse papel.

Creio que a Figueira da Foz tem potencial para realizar um grande evento gastronómico anual/nacional associado à produção local: produtos do mar, do rio, sal ou arroz. Dada a popularidade dos concursos de gastronomia, se a Figueira fosse a casa de um grande concurso nacional de cozinha do mar, por exemplo, associada a uma cadeia de televisão, creio que poderia ser uma montra privilegiada para mostrar o concelho e os seus produtos marinhos. Estou aqui a pensar alto, obviamente. 

O grande evento gastronómico poderia também ter outra forma: ser uma espécie de campeonato nacional de cozinha do mar que se realizasse na Figueira. E aí estariam sob os holofotes nacionais os produtos e as especialidades das freguesias.

Pubicado no Diario as Beiras - 30 de junho de 2022