Share |

El Seabra

O Helder Seabra, além de colega de escola e de amigo, foi um grande jogador de basquete desta cidade e um dos melhores basquetebolistas portugueses. Graças a ele, conseguimos uma vitória memorável, quando a nossa equipa de iniciados de primeiro ano (Ginásio B) ganhou um campeonato regional aos mais velhos.

Jogou na seleção nacional com a camisola 10, mas foi nas maratonas internacionais de basquetebol da organização religiosa americana, World of Life Bible Institut, que o Helder deu nas vistas, acabando por ser recrutado para jogar nos EUA. Depois disso, pouco mais soubemos do Helder. 

A propósito dos Jogos Olímpicos, lembrei-me do Helder e decidi atacar esse manancial de informação das redes sociais para descobrir o que é feito dele. E descobrem-se coisas. Mal chegou aos EUA, foi lhe dado o nome artístico de El Seabra. 

Encontram-se alguns artigos muito elogiosos do Helder, consta como um dos melhores jogadores de sempre dos Yellow Jersey da Cedarville University com vários registos de distinções, chamadas a seleções americanas e interestaduais de campeonatos universitários. 

As biografias do Helder descrevem a sua integração exemplar nos EUA, apesar de confessar sentir saudades da cozinha portuguesa. É descrito como um homem de fé a quem Deus deu o dom do basquetebol. Aliás, o tom missionário destas publicações é muito interessante, tal como a forma como descrevem o nosso país.

Publicado no Diário As Beiras - 11 de agosto de 2016