Share |

Comunicado: Não nos esquecemos do Austeritarismo e dos Luxleaks

No dia 31 de outubro, a propósito da passagem por Coimbra de Jean Claude Juncker, a Coordenadora Distrital emitiu o seguinte comunicado: "Não nos esquecemos do Austeritarismo e dos Luxleaks".

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de passagem pela nossa cidade por ocasião do Doutoramento Honoris Causa, que lhe é atribuído pela Universidade de Coimbra, manifestou a sua solidariedade ao povo português vítima dos incêndios e congratulou-se com o crescimento da economia do país. 

Apesar das simpáticas declarações, há não tanto tempo assim, Juncker e os comissários que preside criticaram fortemente as opções económicas do país e a ruptura com a Austeridade do governo de Passos Coelho, com a agravante de terem ameaçado os portugueses e o país de procedimento por défice excessivo. 

Esse rumo austeritário, iniciado com Barroso, pouco ou nada mudou na política da Comissão atual, sendo a Universidade, que agora lhe atribui o título, uma das maiores vítimas da Europa da Austeridade, uma instituição subfinanciada, onde se acumula o trabalho precário e gratuito e onde centros científicos temem pelo seu futuro.

Por fim, a Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda não esquece o envolvimento do partido e do governo luxemburguês, liderado por Juncker, no escândalo dos Luxleaks, que promoveram esquemas de fuga aos impostos, que enriquecem ilegitimamente elites do seu país e de multinacionais, prejudicando os povos da Europa, em particular nos países mais frágeis como Portugal.

Em suma, toda as manifestações de simpatia pelo nosso país não reparam, os estragos da Austeridade e não nos fazem esquecer a sua responsabilidade no Luxleaks.

Coimbra, 31 de outubro de 2017